skip to Main Content

O autor e pesquisador Daniel Goleman é frequentemente creditado por dizer: “Inteligência emocional é a capacidade de sentir, entender, valorizar e aplicar efetivamente o poder das emoções como fonte de energia, informação, confiança, criatividade e influência humana”.

Em um contexto de caos, a inteligência emocional é ainda mais requisitada, pois precisamos nos manter equilibrados para tomar decisões assertivas e conscientes para solucionar problemas de maneira mais eficaz. Precisamos enquanto profissionais, investir cada vez mais nas soft skills, conclui Goleman, que define o termo como “traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com outros”.

Segundo ele, devemos dar a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho, já que as habilidades que ela envolve são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira produtiva.
“Conforme estruturas organizacionais evoluem e a globalização acelera, as soft skills serão mais cruciais que nunca”, aposta o especialista. E são elas que realmente capacitam alguém para ocupar cargos de liderança, que envolvem lidar com outras pessoas e consigo mesmo – apenas inteligência e experiência não bastam.

Fonte: https://vocesa.abril.com.br/carreira/o-que-sao-soft-skills/

Texto por: Paula Angelini | Consultora da Cuca Mundi e lghisi gente