skip to Main Content

Já se perguntou, por que manuais de instruções para celulares são incompreensíveis? Por que times ruins vencem tantos jogos? Por que chutar a TV funciona? Como um único vírus desencadeia uma epidemia que afeta milhões?

Coisas que parecem complicadas podem ser surpreendentemente simples e coisas que parecem simples podem ser extremamente complexas.

Esses e outros paradoxos estão impulsionando uma ciência totalmente nova – a simplexidade – que está redefinindo a maneira como vemos o mundo e usando essa nova visão para melhorar nossas vidas em campos diversos como economia, biologia, cosmologia, química, psicologia, política, desenvolvimento infantil, artes e outras.
Visto pelas lentes dessa surpreendente nova ciência, o mundo se torna um lugar delicado, cheio de padrões previsíveis – padrões que muitas vezes deixamos de ver, pois somos repetidamente enganados por nossos instintos, por nosso medo, pelo tamanho das coisas, e até por sua beleza.

Simplexity é uma teoria emergente que propõe uma possível relação complementar entre complexidade e simplicidade . O termo se baseia em Teoria Geral dos Sistemas, Dialética (filosofia) e no Design.

O escritor Jeffrey Kluger, escreveu o livro Simplexity: Why simple thigs become complex (and how complex things can be made simple), que mostra como um canudo pode salvar milhares de vidas, como os investidores se comportam como átomos, como a aritmética governa a arte abstrata, a física impulsiona o jazz, entre outros.

À medida que a simplicidade passa do laboratório de pesquisa para a consciência popular, ela desafia nossos modelos para a vida moderna, que são traduzidos habilmente numa nova teoria em evolução que faz repensar as regras de negócios, família, arte em nosso mundo. Do micro ao macro, a Simplexidade é uma reavaliação surpreendente dos elementos básicos da vida e de como eles afetam a todos nós. Excelente reflexão nos momentos de crise, como o atual vivido por todo o mundo.
Num contexto social, o professor Peter Wipperman propôs: “Ansiamos por simplicidade e satisfação. Portanto, a simplicidade representa um equilíbrio entre a crescente complexidade da vida cotidiana e nossa própria satisfação pessoal”.


Texto por: Luiza Ghisi | Sócia da Cuca Mundi e lghisi gente