skip to Main Content

“A marca nada mais é do que a soma final de impressões deixadas” …seja em 1 minuto de conversa com outra pessoa, num serviço ou atendimento que sua empresa prestou, ou em dias de convivência com um amigo ou parceiro(a).

O que costumava ser, já não é mais tão importante… em minhas interações neste período pandêmico, noto uma expectativa diferente de clientes, amigos e familiares, percebo que o que temos esperado nestes dias desesperados para alguns, monótonos para outros e desafiadores para todos, nada mais é do que acolhimento, autenticidade, atenção, informação e envolvimento. 5 palavras mágicas nas relações humanas, nos negócios e na vida pessoal.

O novo agora, você sabe como é, não?! Sabe sim! Você e eu estamos vivendo ele e esperamos…

Esperamos por atenção aos detalhes de uma forma intencional, e não somente por uma falta de opção ou obrigação. Detalhes que convergem para a nossa sensopercepção – sensação e emoção. São por vezes, detalhes aparentemente imperceptíveis que influenciam positivamente a qualidade de nossos relacionamentos, na manutenção de nossos vínculos, no estabelecimento de negócios e na solidez de nossa sensatez.

Detalhes traduzidos por ações igualmente singelas como uma mensagem querendo saber se você está bem; por uma interação criativa numa data importante; por um par de ouvidos atentos à escutar; por uma ligação sem motivo qualquer e aparente, ou pelo compartilhamento de um artigo ou filme que seja do interesse do outro… um detalhe que só a atenção ao outro pode ver.

“Olhar e ver” – diria Da Vinci. Olhar para ver! Ver quão imprevisível realmente é este contexto, e que a coerência além de necessária é imprescindível para a manutenção da saúde mental, da gestão dos negócios e dos relacionamentos.

Atuar constantemente no micro, no pontual, no simples, enquanto as alianças e as relações crescem com a soma das pequenas ações, como numa teia, e se fortalecem num ritual de simplicidade e consistência com o acolhimento mútuo, a atenção e a autenticidade.

Então, o que importa? Tudo importa neste momento, cada detalhe, cada palavra, cada gesto!

Por Luiza Ghisi