skip to Main Content

FOMO – Fear of missing out

Tanta informação… tanto conteúdo… tantas lives! Apresentações! Meetings! Aulas!!! E daí vem aquela pergunta: Você viu aquela….? E você: Não, não vi … e imediatamente fica com a sensação: “Ai Meu Deus… estou por fora…” ALERTA! Você pode estar com FoMO!

FoMO, Fear Of Missing Out, nada mais é do que o medo de sentir que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem.
Citado pela primeira vez por Dan Herman em 2000, e definido anos depois por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis.
É um medo que incentiva as pessoas a ficarem sempre conectadas para saber de tudo e compartilhar tudo com os outros.

Estudos psiquiátricos definem FoMO como uma angústia social, que ao criar o medo de perder algo, a pessoa tem a necessidade de atualizar-se constantemente nas redes sociais e ver o que os outros estão fazendo. As postagens em sua maioria de alegria e realização, frases do tipo “você não pode perder”, aceitar tudo o que é convidado, e não desgrudar dos smartphones são sintomas ligados ao FoMO.

Comportamentos distraídos nas relações sociais e uso de celular ao dirigir, vendo os Stories e Snaps é também um grave sintoma que leva a pessoa a ter mau humor, ansiedade, stress, tédio e solidão. Em casos intensos pode levar a depressão.

Uma variação ao FoMO é o FOBO, Fear of Better oppontunities, que nada mais é do que o medo de oportunidades melhores serem desperdiçadas. As principais vítimas estão entre 18 e 34 anos, segundo estudos nos EUA e Reino Unido, colocando não somente vida pessoal, mas também carreira e profissão em risco.

O Instagram é considerado o pior app para a saúde mental, segundo estudo do “Status of Mind”, provocando ansiedade, depressão, má qualidade do sono e insatisfação com o próprio corpo, e levando os usuários a questionar suas vidas quando comparada com a dos outros, mesmo sabendo que muitas vezes nada de verdadeiro e real tem no conteúdo postado.

É preciso estar alerta ao uso abusivo de redes sociais, ao tempo de exposição e discernimento para separar o que é valioso ou não para nossas vidas. As pesquisas e estudos demonstram claramente que estamos sofrendo de ansiedade ocasionada pelo custo da oportunidade.

Texto por: Luiza Ghisi | Sócia da Cuca Mundi e lghisi gente

Back To Top