Existe um enigma que nos pergunta:
“Se uma árvore cai na floresta e ninguém está por perto para ouvir, ainda assim ela produz som?”
Do ponto de vista científico, enquanto uma árvore propaga ondas no ar, para produzir um som, é preciso um ouvido para ouvi-la.
Então…
Se uma pessoa fala, e ninguém a escuta, existe comunicação mesmo assim?
Percebi que, para a maioria das pessoas, um dos pontos mais importantes na comunicação é a prática da Escuta Ativa. Escutar é a metade que falta na maioria das vezes na comunicação.
Extremamente necessária, e geralmente negligenciada.
Estudos recentes mostram que negociadores de sucesso escutam muito mais do que falam. E porque escutar é tão importante?
Há pelo menos 3 razões essenciais:
1.Nos ajuda a entender o outro lado. Como você pode influenciar o outro sem saber o que se passa na cabeça dele? Escutar é a chave.
2.Nos ajuda a conectar com o outro. A construir o relacionamento e a confiança. Mostra que nos importamos, afinal de contas, todos queremos ser ouvidos.
3.É que, seja mais provável que a outra pessoa nos escute.
Vivemos na era da Comunicação. Com celulares, mensagens de texto e e-mails, há muita conversa por aí. Mas quanto realmente se escuta com tanta interrupção e distração?
No escutar comum, ouvimos as palavras, e geralmente pensamos: Onde concordo? Onde discordo? O que vou responder? Ou seja, o foco somos nós.
No escutar atento, o centro da atenção é a outra pessoa. Nos colocamos no lugar dela e sintonizamos na sua frequência.
Escutamos do seu ponto de referência, não apenas do nosso.
Não escutamos apenas o que foi dito, mas o que não foi dito.
Escutamos as emoções e os sentimentos.
Escutamos o que a pessoa realmente precisa e quer.
Então se escutar é tão importante, porque ninguém está escutando?
Escutar é um exercício de humildade.
Há muita coisa na nossa cabeça. Há tanto barulho e distração, que não temos espaço mental e emocional para conseguirmos escutar o outro lado.
E como esvaziamos as nossas mentes? Pode parecer estranho, mas o segredo é:
Se queremos escutar o outro lado, temos que aprender a nos escutar primeiro.
E se antes de uma conversa importante, delicada, nos permitirmos um tempo de silêncio, para nos sintonizarmos e escutarmos onde estamos? Acharíamos mais fácil escutarmos os outros.
Então eu pergunto: “Se escutássemos mais, que diferença isso faria?”
Com o poder de escutar podemos transformar nossas relações…
O desafio é sair da era da Comunicação e entrar na era da ESCUTA EFETIVA, na verdade, a era da comunicação verdadeira.
Então convido vocês a começarem uma reação em cadeia, na sua próxima conversa com um colega ou um cliente. De ouvido por ouvido…
Gisele Franco