skip to Main Content

Treinamento e desenvolvimento é o conjunto de práticas que as empresas adotam para capacitar seus colaboradores a curto ou longo prazo.

Na era da informação as tecnologias mudam com frequência e os colaboradores precisam estar atualizados e preparados para as novidades que surgem.

Em tempos de resguardo, como o que estamos vivendo, se adaptar é preciso e quantos de nós não tivemos que desenvolver novas competências e fazer da tecnologia uma aliada diariamente? Plataformas antes usadas pontualmente, agora são o espaço de treinamento de muitos profissionais com frequência.

Nos nossos treinamentos a aprendizagem é fundamental, sabemos que os colaboradores devem investir no que chamamos de long life learning, processo de melhoria contínua, pois as empresas estão em constante transformação, tanto tecnológica como de estratégia ou de processos.

O conceito de lifelong learning – aprendizagem ao longo da vida, em tradução livre -, termo que se refere a busca “contínua, voluntária e auto-motivada” do pela atualização conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), uma instituição que dissemina o conceito ao redor do mundo, a ideia de lifelong learning é definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

A reflexão que aqui nos cabe é, como utilizamos a tecnologia para reforçar nossa aprendizagem? Sabemos que o que importa é o modo como usamos os nossos recursos, podemos usar de maneira assertiva ou a nos prejudicar. Por tanto entenda como as ferramentas tecnológicas podem te ajudar a ser um profissional melhor e mais atualizado.

Por Paula Angelini