skip to Main Content

O momento que estamos vivendo mostra o resultado que uma mudança coletiva pode nos trazer. Para que isso ocorra de maneira positiva, é necessário que líderes e colaboradores se apoiem mutuamente e que possam construir redes de apoio para que a mudança seja menos dramática, atinja menos a organização e para que todos possam se manter engajados, frente a um cenário diferente e como agora, incerto.

Se de um lado os líderes devem servir de inspiração, exemplo e gerar essa consciência coletiva, na outra mão vemos os colaboradores precisando se adaptar, manter a produtividade e proatividade em dia, para que assim o sistema funcione e a ordem das coisas, agora diferentes, ainda possam produzir bons frutos.

Mais do que nunca, essa é a hora de nos fazermos as perguntas certas: Você gestor, já procurou responder – O que você está fazendo para cuidar das pessoas da sua equipe? Que tipo de inspiração o seu comportamento hoje reflete? Seus liderados se sentem apoiados por você? Responda institivamente e veja os resultados em tempos de dúvidas e necessidade de acolhimento e motivação.

Aos colaboradores as perguntas são por um outro olhar – O que você colaborador tem feito para sua empresa enfrentar bem a crise? Como você, tem se colocado à disposição da sua empresa? Você tem apoiado o seu líder?

O cenário exige cuidado e o sustento da organização não está somente nas mãos dos líderes, como outrora imaginávamos mas sim no apoio coletivo e na consciência gerada por ele sendo transformada em ação e melhoria.

É tempo de se cuidar e de cuidar bem dos outros para assim nos unirmos e sairmos dessa de uma maneira diferente. E que seja para melhor.

Por Paula Angelini